quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Adaptação de uma personagem, 8º ano - Fernando Kuo

Bibiana
Bibiana era filha de Pedro e de Maria. A menina nascera em 1887. Data da morte de sua mãe: complicações no parto.
Com 22 anos, Bibiana tornou-se uma mulher muito parecida com sua mãe: bonita, pele branca, ruiva, sardinhas no rosto, olhos azuis, boca fina, magra e baixa. Porém o comportamento das duas não era igual. Maria era calma e tímida. Sua filha, brava, exigente e mandona.
Bibiana morava no Rio Grande do Sul, junto com seu pai, em uma fazenda grande. Ela gostava muito de conviver com a natureza e andar a cavalo.
Seu pai, Pedro, era o dono da fazendo. Possuía vários funcionários. Pedro era forte, corajoso e teimoso. Além disso, era muito sério e preocupado. Ele cuidava muito bem da filha desde o nascimento, mas se preocupava demasiadamente, afinal, ela era mulher. Se homem fosse, não teria de se preocupar com o casamento do filho, porque esse poderia escolher sua esposa e quando crescesse continuaria o trabalho do pai para se sustentar.
O pai queria para filha um homem forte, inteligente e trabalhador, mas a moça não queria nada com o casamento.
Certo dia, apareceu um pretendente chamado José Fino. Ele vira Bibiana certa feita em um evento na cidade e, desde lá, já desenvolvera afeição forte por ela.
José era alto, forte, moreno. Usava uma barba grossa. As pessoas da cidade o achavam trabalhador. Porém Bibiana não se deixou seduzir, apesar de ele ser tão cheio de predicados.
Tentando forçar uma aproximação entre José e sua filha, Pedro marcou um encontro. Ela não compareceu. Tal fato causou grande consternação em seu pai. Contudo ele não se deixava esmorecer.
Dois anos se passaram. Bibiana conheceu um pretendente chamado Luiz. Ele tinha 26 anos. Era forte, altura mediana e inteligente. Todavia, para tristeza da moça, mulherengo. Por mais que Luiz e Pedro fizessem para demover a filha de sua opinião, nada aconteceu.
Pedro já estava se acostumando a ter uma solteirona em casa.
Os anos se passaram. Pedro morreu sem ver a filha casada. Ela, com muita determinação, tomou conta da fazenda e fez milhões. Sozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!